Circunferência abdominal e a sua saúde

Circunferência abdominal e a sua saúde


Compartilhe

Pegue a fita métrica e meça a sua cintura!

 

Felizmente, não é necessária alta tecnologia para saber como está o estado da sua saúde. Até hoje, a medicina se utiliza dessa solução simples que é a avaliação da circunferência abdominal para obter uma série de resultados.

 

Nesse caso, para identificar a quantidade de gordura visceral ao redor do coração, das vísceras, e de outros órgãos, o médico não precisa submeter seus pacientes a exames de tomografia a cada seis meses, o que gera economia de tempo e dinheiro.

 

Atualmente, a comunidade científica já é ciente de que existe uma relação bastante direta entre a gordura que entorna o abdômen (tanto nos homens quanto nas mulheres) e a quantidade de gordura que existe ao redor dos órgãos e das artérias do coração dessas pessoas.

 

 

Gordura visceral e circunferência abdominal

 

 

A gordura visceral pode ser muito bem avaliada pela circunferência abdominal.

 

Essa circunferência não é um padrão para todas as pessoas, mas sim um padrão que varia de acordo com a etnia e a altura da pessoa.

 

Também é válido lembrar que existem critérios de definição mais rigorosos e critérios de definição menos rigorosos.

 

O Instituto Abinader, como instituição de referência, preza por circunferências mais restritas (onde o recomendado para mulheres é 80 cm e para homens o valor de 90 cm).

 

Embora muitos médicos acreditem que o aceitável para homens pode ser estendido até 102 cm, é importante ressaltar que esse ainda não é um número ideal.

 

Uma vez que este corpo, por apresentar um percentual maior de gordura, não será totalmente saudável.

 

O fato é que, dependendo do comprimento abdominal, comparado ao peso e ao índice de massa corpórea (IMC), é o método ideal para obter um resultado mais próximo do real, e serve para analisar vários parâmetros da saúde do indivíduo.

 

Caso tenha se interessado por assuntos relacionados a circunferência abdominal e queira saber mais sobre como manter seu corpo em boa forma, nos contate para agendar uma consulta e se informar mais sobre este assunto de extrema importância para a sua saúde!

instituto abinader