Perder peso: Qual a melhor atividade física?

Perder peso: Qual a melhor atividade física?


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“As pessoas sempre me perguntam qual a melhor atividade física para fazer”

 

 

Tudo depende se você tem que perder peso, massa gorda, ou se você tem que ganhar massa muscular. Se você tem que perder só a massa gorda, então é uma resposta bem individualizada.

 

O que eu sempre falo no consultório é: você tem que, pelo menos, fazer uma hora de atividade física por dia, no mínimo. É aí que vem a questão. Qual atividade física fazer? Isso também é bem complicado.

 

Em uma semana nós vivemos cento e sessenta e oito horas, se você malhar uma hora por dia, nos sete dias, isso dá sete horas por semana.

 

Isso não corresponde nem a cinco por cento das cento e sessenta e oito horas que você vive. Então, é o mínimo que nós temos que fazer. Malhar!

 

Aí vem a grande questão: “eu só tenho uma hora, e eu vou gastar com o quê? Eu vou gastar essa’uma hora’ fazendo musculação? Vou gastar essa ‘uma hora’ fazendo aeróbico?”

 

 

Perder peso? Tudo depende do seu objetivo

 

 

Vamos partir do princípio que você esteja precisando perder peso, ou esteja obeso. Tem saído meta-análise desde 2018, 2017 para cá, sobre os exercícios intervalados de curta duração, ou HIT, e agora até tem o SIT, que é o “sprint interval training”, que é um exercício intervalado de tiros. Eles têm se mostrado tão benéficos, ou mais benéficos que as corridas de longa duração.

 

Então, para você que está aí usando a justificativa de tempo, talvez seja interessante fazer um exercício intervalado de maior intensidade, seja o HIT, seja o SIT.

 

Obviamente que você tem que passar por uma avaliação médica e por um profissional da Educação Física também, para a gente determinar qual a melhor estratégia.

Você vai gastar aí, em média quinze a vinte minutos por dia. E vai conseguir resolver o seu problema!

 

 

 

 

Medicina de Estilo de Vida (MEV)

 

 

É importante lembrar que os exercícios físicos também fazem parte da Medicina de Estilo de Vida (MEV), que promete revolucionar o sistema de saúde. Com baixos custos, resultados otimizados e melhoria do bem-estar são algumas de suas principais características.

 

 

O Colégio Americano de Medicina de Estilo de Vida (MEV), define esta técnica como “O uso terapêutico de intervenções baseadas em evidências para tratar e prevenir doenças relacionadas ao estilo de vida. Ela capacita indivíduos com conhecimento e habilidades para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordam causas subjacentes da doença’’.

 

 

Lembre-se que nesse método, o foco do atendimento é avaliar o perfil de saúde e bem-estar do paciente.

 

 

Ele visa de estabelecer um plano de acompanhamento clínico multiprofissional, auxiliando no emagrecimento e controle do peso, na prática de atividades físicas regulares, no equilíbrio nutricional, na redução ou cessação tanto do tabagismo quanto do etilismo e na gestão do estresse e ansiedade, de forma segura e sustentável.

 

 

Assim sendo, lembre-se sempre que somente um profissional pode prover o tratamento mais adequado para o seu caso.

 

 

Quer saber mais sobre como potencializar o seu corpo e resultados através do MEV? Ou sobre qual a melhor atividade física para você perder peso?

 

 

 

 

 

 Agende a sua consulta para obter um acompanhamento de qualidade e personalizado para você!

 

 

instituto abinader