Conheça os benefícios do Jejum Intermitente

Conheça os benefícios do Jejum Intermitente


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Jejum intermitente é uma prática e estratégia nutricional onde, através de períodos sem se alimentar, vai trazer vários benefícios ao nosso corpo.

 

Benefícios 

Emagrecimento e mudança na composição corporal; – Redução de gordura corporal e, em especial, a visceral; – Melhora do metabolismo da glicose e sensibilidade à insulina; – Menores chances de desenvolver doenças arteriais coronarianas e diabetes Mellitus Tipo 2; – Impactos positivos em relação ao envelhecimento e na cognição/melhora do foco mental; – Interação importante e positiva na microbiota intestinal (que modula e nos protege do desenvolvimento de disfunções metabólicas relacionadas à obesidade); – A nível celular, promove resistência ao estresse oxidativo e alterações epigenéticas que impactam na nossa longevidade.

 

Jejum intermitente 2

Como funciona?

Por ser composto de períodos/janelas sem se alimentar, é necessária orientação e acompanhamento do médico e do nutricionista (tendo em vista se a pessoa está apta ou não, naquele momento, a fazer o jejum). O jejum intermitente não é indicado para pessoas que sofram de algum transtorno alimentar, grávidas, lactantes, crianças ou que apresente alguma doença que o médico não recomende fazê-lo. Por isso o acompanhamento e orientação é FUNDAMENTAL. As janelas mais usadas são: – 12h alimentado x 12 horas em jejum (12:12) – 8 horas alimentado x 16 horas em jejum (16:8) A restrição calórica vai ocorrer em qualquer tipo de jejum, mas o que é mais importante é como ele vai ser quebrado. SEMPRE optando por alimentos ricos em gorduras boas (abacate, azeite, castanhas), proteínas (animal/vegetal) e carboidratos complexos (sem refinados, farinhas, açúcar…).

instituto abinader