Qual atividade física é mais eficaz?

O questionamento é comum no consultório, e a resposta varia dependendo da intenção – se é perder peso, massa gorda, ou se o intuito é ganhar massa muscular.

De maneira geral, manter uma rotina de exercícios é importante, e o que eu sempre ressalto é que o ideal é fazer uma hora de atividade física por dia, no mínimo.

 

Para se ter uma ideia, uma semana é composta por 168 horas. Se você malha uma hora por dia, nos sete dias consegue um total de sete horas por semana, o que não corresponde nem a 5% das 168 horas vividas naquela semana.

Então malhar uma hora por dia é o mínimo que nós podemos fazer para manter nosso corpo em pleno funcionamento.

Mas aí entram em pauta algumas questões pertinentes: “Qual o melhor exercício físico pra mim?“, “tenho pouco tempo para praticar”, “devo investir na musculação ou aeróbica?”.

 

 

Tudo depende do seu objetivo

Para quem precisa perder peso ou não possui tempo hábil para malhar, o HIIT ou o SIT entram como alternativa. Desde 2017 é realizada uma meta-análise sobre esses exercícios intercalados de curta duração (até 15 ou 20 minutos), que têm se mostrado tão e até mais benéficos, em alguns casos, que corridas de longa duração.

Agora, se você precisa perder massa gorda, a resposta se torna mais individual, já que para montar sua rotina de treinamentos vários fatores relacionados ao seu estado de saúde devem ser levados em conta.

De qualquer forma, tempo não é problema. Existem várias formas de manter o corpo em dia até mesmo de casa, mas é importante fazer uma avaliação médica, para determinar a melhor estratégia para a sua necessidade sem comprometer seu bem-estar com excessos ou faltas.

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